Engana-se quem diz esquecer-se do passado,o passado já passou, será?Ahhhh os pés de goiaba no quintal de meus avós,quanta saudade... das goiabas ,dos avós ,da infância da inocência.Saudades do tacho no fogão a lenha, do perfume do doce que ia me encontrar lá na esquina quando estava voltando da escola.Saudades do colo de vó das historias que contava de sua infância humilde em uma cidadezinha do interior .Contava que havia começado a trabalhar ainda quando criança olhando crianças de uma família rica....que subia em um caxotinho de madeira para alcançar o fogão,que viu assombrada quando o Zepellin sobrevoou os céus do Rio de Janeiro.Quem se esquece do passado? Ahhhh o doce de goiaba apurando no fogão....os lençóis quarando na grama verdinha ,estendidos como troféu de dona de casa zelosa, a amigas que tinham tido final trágico,uma havia morrido com tuberculose doença que assolava o país naquela época.O sonho do príncipe encantado, e a decepção quando viu que o príncipe parecia mais um sapo rssss. O medo das assombrações,naqueles tempos isso era muito comum. E o doce apurando e perfumando meus sonhos de criança.As historias dos filhos, foram sete, criados com dificuldade mas todos cuidados com desvelo.Meu avô que andava pela casa assobiando cantigas de sua infância, que assim como eu gostava muito de escrever,que contava que sua mãe havia morrido no parto de seu irmão , fato corriqueiro para a época,e que seu pai havia ficado tão desolado que havia abandonado todos os filhos(onze se não me falha a memoria) a sua própria sorte.E o doce no tacho, no fogão a lenha, apurando....
As luzes da casa todas acesas,os comodos todos habitados,a fila para esperar sua vez de tomar banho.Ahhh... as partidas de dominó; toda a familia reunida em volta da mesa, meu avô que não gostava de perder e quando se aborrecia guardava o jogo e acabava-se a graça.Todo final de tarde tinha o pão sovado de gomo comprado na padaria da esquina ,e lógico não poderia faltar o canecão de chá mate para acompanhar.
Aos domingos familia toda reunida avós, pais ,netos... os adultos sentavam-se á mesa e para as crianças minha avó estendia no chão uma coberta velha para que não pegássemos friagem do chão gelado.Tinha frango assado, macarronada,e conversa fiada.E no fogão a lenha o doce de goiaba apurando e perfumando meus sonhos de menina.Ele, meu avô amava a Deus acima de todas as coisas, e nas noites frias de inverno,naquela época fazia frio de verdade; eu e minha tia íamos de carro busca-lo na igreja e ele vinha pelo caminho todo enroladinho em seu cachecol.Se pudesse imaginar o quanto estes momentos marcariam minha vida de maneira tão profunda e o quanto eles deixariam saudades teria parado o tempo para saborea-lo degusta-lo bem devagar....Como o doce de goiaba vermelha no fogão a lenha, cozido sem pressa alguma,sem pretenção nenhuma de fazer parte de minha história.....Quem pode esquecer o passado???

Nenhum comentário:
Postar um comentário